CICLO DO SANGUE
![ciclo-do-sangue.jpg](https://static.wixstatic.com/media/10bf0c_5095e0e2d0164491a99fc60c7e677790~mv2.jpg/v1/fill/w_584,h_301,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/ciclo-do-sangue.jpg)
Já ouviu falar?
O Ciclo compreende desde a chegada do candidato à doação,
nos serviços de hemoterapia, até a transfusão do sangue coletado.
CAMINHO DO DOADOR
Captação: O trabalho de captação de doadores tem como objetivo o desenvolvimento de um plano de ação sócio-educativa junto às escolas, empresas e outras entidades, visando conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.
Recepção e cadastro: Ao chegar à recepção, o candidato à doação deverá apresentar documento oficial de identificação com foto, e fornecer dados pessoais como endereço e telefones para contato. Assim, será realizado o cadastro em sistema informatizado e gerado um código de barras, a fim de garantir a integridade da continuidade do processo de doação.
Triagem Clínica e Hematológica: Na Triagem Clínica é realizada uma entrevista individual e confidencial, onde serão avaliados as condições gerais de saúde do candidato a doação de sangue, e os possíveis riscos daquela doação para o receptor. Nisto, inclui a verificação dos sinais vitais, como: pulso, pressão arterial, temperatura e peso. Na Triagem Hematológica, são verificados o hematócrito (teste de anemia) e percepção da presença de gordura no sangue. Ao ser liberado para doação, o candidato é encaminhado a sala de coleta.
Coleta: Na sala de coleta, há um profissional de hemoterapia (geralmente técnico), que realiza a coleta de sangue, através do uso de material individual, estéril e descartável. Durante o procedimento, também serão retiradas as amostras de sangue necessárias para os testes laboratoriais.
Lanche: Antes de deixar o local de doação, o doador recebe um lanche para a hidratação e reposição de nutrientes.
Voto de Auto-Exclusão: O doador também deverá responder ao voto de "Auto-Exclusão", pois é a última oportunidade deste refletir sobre a responsabilidade que envolve o ato de doar sangue.
Após estas etapas, não havendo intercorrências ou inaptidões posteriores, o doador será liberado para ir embora, e orientado a retornar na próxima oportunidade. Mas o ciclo do sangue continua, pois será necessário processá-lo até chegar ao receptor ou em casos excepcionais, ser descartado após resultados indesejados nos exames.
![CICLO.JPG](https://static.wixstatic.com/media/10bf0c_07f8544f46a44581bb22f8e35ee23cca~mv2.jpg/v1/fill/w_896,h_417,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/CICLO_JPG.jpg)
CAMINHO DO SANGUE
Fracionamento: Através de processos de centrifugação, a transfusão de sangue passou a ser seletiva, ou seja, o paciente só é transfundido com o hemocomponente que ele necessita. Logo, fracionamento é a etapa de realização da separação do sangue doado em seus hemocomponentes, como: Concentrado de Hemácias (CH), Concentrado de Plaquetas (CP), Plasma Fresco (PF) e Criopreciptado (CRIO).
![frac.JPG](https://static.wixstatic.com/media/10bf0c_9bf63577d1e8498e8c0e96c497d40ce1~mv2.jpg/v1/crop/x_0,y_7,w_897,h_394/fill/w_683,h_300,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/frac_JPG.jpg)
Triagem Laboratorial: As amostras de sangue coletadas serão submetidas aos testes laboratoriais, para verificar se os hemocomponentes são viáveis à doação. Em caso de alterações nos testes sorológicos e/ou NAT, o doador é convocado para a coleta de novas amostras.
- Testes Sorológicos: Anti-HIV 1/2; Sífilis; Anti-HTLV-I/II; Doença de Chagas; HBsAg; Anti-HCV ; Anti-HBc; e Malária (em áreas endêmicas)
- Biologia molecular (NAT): HIV; HCV e HBV.
- Testes Imunohematológicos pré-transfusionais: Classificação ABO; Classificação Rh (D); Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI); Prova Cruzada e Coombs Direto.
Resultados: Caso tenha interesse na obtenção dos seus resultados, o doador pode comparecer a ao serviço de hemoterapia e solicitá-los diretamente na Recepção. Apenas o doador tem direito a acessar os resultados, ainda que seja menor de idade autorizado pelo responsável legal a doar.
Armazenamento: Se todas as etapas citadas forem realizadas dentro da normalidade, os hemocomponentes serão devidamente armazenados, e estarão liberados para uso!
Transfusão: Os hemocomponentes liberados após os testes de triagem são compatibilizados com amostras de sangue do paciente receptor e transfundidos com segurança.
OBS: Os resíduos gerados após cada procedimento são segregados conforme sua classificação (Comum, Biológico e Perfurocortante), e acondicionados em recipientes específicos para cada grupo, devidamente identificados. O transporte, tratamento e destinação final deste resíduo é feito por uma empresa credenciada para este fim.
![transfusao-de-sangue-em-doentes-com-alzh](https://static.wixstatic.com/media/10bf0c_1b560b89d0d44d24b380784fba7392b5~mv2.jpg/v1/fill/w_427,h_267,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/transfusao-de-sangue-em-doentes-com-alzh.jpg)