DOAÇÃO DE SANGUE
Doar sangue é mais interessante que se possa imaginar!
Aqui, apresentaremos algumas curiosidades, o que acontece ANTES, DURANTE e APÓS a doação, e todos os cuidados necessários para garantir o respeito, a segurança e a saúde dos nossos heróis e das pessoas que serão salvas...
PENSE NISSO!!!
"A chegada dos doadores de sangue aos serviços de hemoterapia se configura como etapa essencial para que se possibilite o acesso da população à atenção hematológica e hemoterápica".
O que consiste o ato de doar sangue?
É um ato que deve ser motivado pelo amor e caracterizado como voluntário, solidário e altruísta, sem esperar alguma troca. Uma doação pode beneficiar até 4 pessoas.
Como é obtido o sangue para terapia em seres humanos?
Os avanços na Ciência e na Tecnologia têm contribuído para curar e/ ou aliviar o sofrimento de muitas pessoas. Porém, ainda não há outra fonte de sangue apropriada para terapia em humanos, do que próprio sangue humano. Logo, os serviços de hemoterapia necessitam da solidariedade dos doadores de sangue, para ajudar a salvar muitas vidas.
O que são Serviços de Hemoterapia? E qual seria a diferença com a Hematologia?
A Hematologia é uma área do conhecimento que estuda e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos, onde se formam as células do sangue. Tem estreita relação com a hemoterapia, uma vez que muitas das pessoas acometidas por doenças do sistema hematológico necessitam receber, em algum momento da terapêutica, transfusão de hemocomponentes ou hemoderivados, fornecidos pelos serviços de hemoterapia. Sendo assim, a Hemoterapia caracteriza-se pela especialidade responsável pela obtenção, pelo processamento e pela transfusão de componentes do sangue.
FONTE:
BRASIL. Guia para uso de hemocomponentes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. 136 p. : il.
BRASIL. Técnico em hemoterapia: livro texto / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 292 p. : il.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. ANEXO IV DO SANGUE, COMPONENTES E DERIVADOS (Origem: PRT MS/GM 158/2016). Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/10bf0c_7a1d56a2851c4775be53726e62053750.pdf
RODRIGUES, AB; OLIVEIRA, PP. Hemoterapia e Hematologia. 1 ed. São Paulo: Rideel, 2017.